Projeto de Doutorado



Linha de pesquisa: Linguagem, Tecnologia e Educação

Data de entrada no programa: 1º semestre de 2013

 resumo
O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo ensino médio técnico e superior tecnológico gratuito, subsidiará, com verba governamental, a oferta de um curso de elaboração de materiais didáticos em língua inglesa com a utilização de recursos tecnológicos para cerca de 400 professores de inglês. A motivação para oferta de um curso como este advém da lacuna existente na formação de professores em relação ao uso das TICs na educação e da necessidade do CEETEPS em democratizar o acesso às TICs com o objetivo de inserir corpo docente e discente na sociedade da informação e nas novas esferas do letramento digital. A despeito disso, pesquisas na área nos instigam com os seguintes questionamentos: Como promover o letramento digital na educação? Como incluir professores e alunos nesta nova esfera social e iniciar um diálogo como mundo de igual para igual? Como integrar as TICs na formação do professor de língua inglesa em serviço? A fim de contribuir com as necessidades educacionais, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como ocorre o processo de letramento digital dos professores de inglês do CEETEPS no projeto piloto de curso que será oferecido no segundo semestre de 2013. Com autorização do CEETEPS, esta pesquisa disponibilizará seus dados publicamente, a fim de motivar pesquisas na área de Linguística Aplicada, a formação de professores de inglês e a oferta de cursos de tal porte a toda rede pública de ensino. Esta pesquisa conta com um quadro teórico embasado em discussões sobre: o letramento digital e seu uso no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; o letramento digital na formação contínua de professores; em concepções de ensino-aprendizagem e linguagem sob a perspectiva sócio-histórico-cultural; e, por fim, no design de curso e elaboração de material didático presencial e online. Em termos metodológicos, esta é uma pesquisa de cunho interpretativista que utilizará o estudo de caso para observar diretamente, interpretar e compreender a realidade vivenciada pelos participantes do curso, privilegiando a adoção de métodos e técnicas da pesquisa qualitativa, sem contar com a intervenção do pesquisador no referido contexto, conforme descrição na seção metodologia de pesquisa.

Palavras Chaves: letramento digital, formação contínua de professores, Tecnologia da Informação e Comunicação.
                                                                            

Introdução

As Tecnologias da Informação e Comunicação, doravante denominadas TICs, têm criado espaços para a construção do conhecimento.  A internet, por sua vez, propiciou o acesso à informação, tornando a comunicação descentralizada, revigorando o potencial de democratização da educação na esfera pública (Kellner e Kim, 2010). Embora o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possa criar possibilidades de inserção social, política e cultural, Buzato (2006) e UNESCO (2008) explicam que a utilização das novas tecnologias não deve ser considerada como simples uso de ferramentas, mas como uma prática social que poderá mediar o processo de ensino-aprendizagem de inglês.
O acesso às TICs possibilitou a constituição de uma nova esfera social: a Geração Y (TAPSCOTT, 1999; TULGAN, 1997). Uma geração constituída por jovens que estão sempre conectados, ouvindo música e falando ao telefone ao mesmo tempo e que nasceu em meio a mudanças tecnológicas aceleradas. Em contrapartida, temos o professor que não faz parte deste quadro e que hoje busca integrar o computador em sua prática profissional com o objetivo de emergir às novas esferas sociais de letramentos digitais, nas quais as TICs exercem um papel muito significativo (Buzato, 2006).
Em virtude disso, deparamos-nos com o desafio de formar profissionais que saibam fazer uma cisão entre “o velho e o novo, o real e o virtual, o impresso e o digital, como um processo de entrelaçamentos entre o que tínhamos e sabíamos e que queremos e precisamos aprender a fazer” (BUZATO, 2006). Pesquisas na área (BUZATO, 2006; UNESCO, 2008; KELLNER e KIM, 2010; Cope e Kalantzi, 2000; entre outros) nos instigam com os seguintes questionamentos: Como promover o letramento digital na educação? Como incluir professores e alunos nesta nova esfera social e iniciar um diálogo como mundo de igual para igual? Como integrar as TICs na formação do professor de língua inglesa em serviço?
Como coordenadora do Projeto de Língua Inglesa do Centro Estadual Tecnológico Paula Souza (CEETEPS) e usuária de tecnologias educacionais há mais de dez anos, tenho procurado incluir a equipe de língua inglesa nesta nova esfera social. Desde 2008, interajo com a equipe de inglês[1] em ambiente virtual de aprendizagem e, consequentemente, utilizo diversas ferramentas da WEB 2.0[2] para mediar nossas interações diárias. Durante as interações, os professores demonstram frequente interesse em conhecer mais sobre o uso da tecnologia no ensino do inglês, uma vez que a comunicação on-line tem contribuído de forma muito significativa para o andamento das atividades do projeto da instituição.
Com base neste interesse, procurei compreender mais detalhadamente as necessidades de uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa do CEETEPS (HUTCHINSON & WATERS,1987). Para tanto, elaborei dois tipos de questionários eletrônicos de pesquisa: um para os professores de inglês e outro para os alunos de diversos cursos de tecnologia. O questionário dos professores objetivou buscar subsídios para compreender o nível de letramento digital dos participantes, a necessidade de uso da tecnologia no processo de ensino da língua inglesa, e, por fim, a necessidade de oferta de um curso de formação contínua em tecnologia de informação e comunicação. O questionário dos alunos, por sua vez, buscou compreender a necessidade dos alunos em relação ao uso da tecnologia no processo de aprendizagem.
 Os resultados foram muito relevantes e evidenciaram que o uso da tecnologia pode ser um diferencial no processo de ensino-aprendizagem do inglês no CEETEPS e que a equipe de professores necessita de uma curso de formação contínua que possa promover o letramento digital. Quarenta e sete por cento dos professores de inglês já fez algum curso de ligado às novas tecnologias, todavia, 42% destes nunca aplicou o que aprendeu devido a dificuldades diversas, que se resumem em dois pontos cruciais: como utilizar o recurso e como transformar o recurso em atividades que possam promover o ensino da língua inglesa. Noventa por cento dos professores declarou usar algum tipo de recurso tecnológico para elaborar material didático, pois acreditam que a tecnologia é uma ferramenta que pode tornar as aulas melhores[3]. Além disso, 100% dos participantes declarou estar à disposição para fazer um curso gratuito que possa aliar tecnologia ao ensino da língua inglesa.
Assim como os professores, 83% dos alunos também evidenciou a importância do uso da tecnologia no processo de aprendizagem da língua inglesa, declarando que busca, por iniciativa própria, aprimorar os conhecimentos da língua por meio de recursos tecnológicos disponíveis na internet. Sendo estes recursos utilizados para desenvolver a habilidade de leitura em 75% das respostas, seguidas pelas habilidades escrita com 70%, audição com 60% e fala com 17%.
Ao apresentar os resultados da pesquisa à Superintendência do Centro Paula Souza, evidenciou-se não somente a necessidade de oferecer gratuitamente um curso que possa promover o letramento digital dos professores de inglês do CEETEPS, mas também a possibilidade de estender tal proposta a todos professores de inglês da Rede Pública de Ensino. Assim, o CEETEPS, como centro tecnológico, assume o compromisso de subsidiar, com verba do Governo do Estado, o curso formação contínua Elaboração de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos. Em sua fase piloto, o curso oferecerá duas turmas com 40 vagas cada, com início programado para o segundo semestre de 2013, momento em que os dados desta pesquisa serão coletados.
Motivada pelas necessidades de promoção do letramento digital na formação contínua de professores de língua inglesa (BUZATO, 2006; UNESCO, 2008; KELLNER e KIM, 2010; Cope e Kalantzi, 2000; entre outros) e pela necessidade de contribuir com a avaliação do projeto piloto de curso, esta pesquisa objetiva investigar como ocorrerá o processo de letramento digital dos professores de inglês do CEETEPS no curso Elaboração de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos. Para tanto, esta pesquisa buscará responder as seguintes perguntas de pesquisa:
1.    Como um curso formação contínua em Elaboração de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos pode contribuir com o letramento digital de professores de inglês em serviço?
1.1. Qual é o nível de letramento digital dos professores antes do início do curso?
1.2. Que tipo curso está sendo oferecido?
1.3. Qual é o nível de letramento digital dos professores ao término do curso?
1.4. Quais mudanças podem ser evidenciadas ao término do curso? 


Fundamentação Teórica

O quadro teórico desta pesquisa foi elaborado com base em um levantamento bibliográfico preliminar[4], realizado durante o ano de 2012, que procurou reunir discussões que possam contribuir com as investigações sobre como ocorrerá o processo de letramento digital dos professores de inglês do CEETEPS, no curso Elaboração de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos. Além disso, é importante ressaltar que a definição do tipo de pesquisa e metodologia de trabalho influenciaram diretamente na escolha das teorias que vão ancorar este trabalho.
Partindo do princípio que o tema central desta pesquisa é o letramento digital em uma situação de ensino-aprendizagem, as teorias de base desta pesquisa estão embasadas em discussões sobre: 1) definições sobre o letramento digital e seu uso processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; 2) o letramento digital na formação contínua de professores; 3) concepções de ensino-aprendizagem e linguagem sob a perspectiva sócio-histórico-cultural; e, por fim, 4) o design de curso e elaboração de material didático presencial e a distância.

O Letramento digital - definições e o ensino de línguas estrangeiras.

A apresentação de uma clara definição sobre o que esta pesquisa entende por letramento digital é essencial para o início das investigações sobre o nível de letramento digital dos professores (IBISA, 2012; CETEF, 2012; EUROPEAN COMMISSION, 2012) que vão participar do projeto piloto e o tipo de curso que está sendo oferecido. Neste trabalho, o letramento digital será compreendido como uma possibilidade de inclusão e transformação social, pois o professor terá a oportunidade de compor as novas esferas sociais do letramento digital, contando com o auxílio das TICs em sua formação contínua.
Os trabalhos dos seguintes autores são de extrema relevância para esta pesquisa: Buzato (2001, 2006, 2007), Coscarelli & Ribeiro (2005), que trazem discussões sobre o conceito de letramento digital; Tapscott (1999) que discute o letramento como uma nova prática de aprendizagem; Lévy (1993, 1999, 2000) que traz discussões sobre o letramento digital como uma nova cultura de informação, conhecimento e inteligência; Cope & Kalantzi (2000) que discute a promoção do letramento digital em três diferentes dimensões: a operacional (aprender a usar recursos), a cultural (escolha de recursos em relação ao contexto) e a crítica (prática transformadora). No tocante ao ensino de línguas estrangeiras, Warschauer (1996, 1997, 2004) e Kern & Warschauer (2000) que contribuirá com discussões sobre os conceitos de aprendizagem de línguas mediada por computador (CALL - Computer-Assisted Language Learning) e tecnologia na aprendizagem de línguas estrangeiras.

O letramento digital na formação contínua de professores.

O letramento digital na formação contínua de professores abordará três aspectos essenciais para esta pesquisa: 1) a lacuna do letramento digital na formação de professores; 2) o uso da tecnologia na formação de cidadãos e suas competências; e 3) o uso da tecnologia como prática transformadora. Para tanto, os trabalhos dos seguintes autores são de extrema relevância para esta pesquisa: UNESCO (2008) que discute a importância do letramento digital na prática docente, as lacunas na formação, as necessidades e as políticas de formação; Perrenoud (2000) que apresenta as dez competências essenciais que os professores precisam desenvolver para ensinar nesta nova era, com foco na oitava competência: a utilização de novas tecnologias; Coscarelli (2005) que discute a resistência que os educadores têm na utilização do computador como ferramenta realização de suas atividades; Buzato (2001, 2006, 2007), Kellner e Kim (2010), Lankshear & Snyder (2000) com discussões sobre o auxílio das TICs na formação contínua de professores.

 

A perspectiva sócio-histórico-cultural no processo de ensino-aprendizagem.

       Com base nos trabalhos de Vygotsky (1930/1999; 1934/1998) será possível compreender as relações de ensino-aprendizagem propostas pelo curso de Elaboração de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos, contexto base para a coleta de dados, que tem como principal objetivo promover conhecimento científico acerca do uso das novas tecnologias. O papel do professor enquanto mediador também exerce grande influência em todo processo, pois em curso de formação a distância, as interações entre os participantes raramente serão feitas face a face. A construção negociada de sentidos deverá considerar essa nova esfera social de interação que utilizará o computador como principal ferramenta de mediação entre os participantes.
            A linguagem, por sua vez, também exerce papel de extrema relevância, pois a prática discursiva do curso se constituirá em ambiente virtual, que propiciará diferentes tipos de interações, apropriação de novos discursos, e, consequentemente, novas formas de agir. Neste cenário, os trabalhos de Bakhtin (1992; 1999) auxiliará na compreensão da construção de prática discursiva, socialmente e historicamente constituída; e Salgado (2002), Palloff e Pratt (2001) a respeito da linguagem na elaboração de um material para ensino a distância.

O Curso: design e material didático oferecido.

            Buscar uma compreensão sobre o tipo de curso que está sendo oferecido, ou seja, compreender a dinâmica que permeará o processo de ensino-aprendizagem dos professores de inglês, os objetivos estabelecidos pelo curso e as formas de avaliação, é outro aspecto de muita relevância para que o objetivo desta pesquisa seja atingido. Para tanto, este trabalho contará com a experiência de autores que trabalham com: 1) design de curso de línguas na modalidade presencial; 2) elaboração de materiais didáticos de línguas na modalidade presencial; 3) elaboração de materiais didáticos em geral na modalidade a distância. 
                Os trabalhos dos seguintes autores são de extrema relevância para esta pesquisa: Graves (1996, 2000), com sua experiência em design de curso presencial poderá trazer compreensões acerca da estrutura/framework do curso proposto. Tomlinson (1998, 2003) com questões que envolvem princípios e procedimentos para desenvolvimento, escrita, avaliação e adaptação de material didático presencial; Filatro (2003, 2008) e Salgado (2002) com suas discussões sobre as dificuldades em planejar, desenvolver e implantar cursos voltados especificamente para o aprendizado eletrônico, uma vez que as competências exigidas pelo modelo presencial são diferentes das exigidas pelo meio virtual; O'Reilly (2005) enquanto criador do conceito de WEB 2.0, uma plataforma dinâmica e de uso colaborativo que propiciou a criação de vários recursos tecnológicos, será utilizado com base das ferramentas tecnológicas utilizadas.  


Metodologia de Pesquisa.

Nesta seção discuto a metodologia utilizada para a realização desta pesquisa, descrevo o contexto de pesquisa, os procedimentos para coleta e análise de dados.


Tipo de pesquisa.

Este é um trabalho de cunho interpretativista (ERICKSON, 1986; CUMMING, 1994; YIN, 2010), pois seu enfoque reside na observação direta, interpretação e compreensão de como ocorrerá o processo de letramento digital dos professores de inglês do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) no curso formação contínua Elaboração de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos. Além disso, esse tipo de pesquisa privilegia a adoção de métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em detrimento de quantitativa, sem contar com a intervenção do pesquisador no contexto.
Com base não somente nos objetivos de pesquisa, mas também em todo contexto que envolve o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia escolhida foi o estudo de caso (YIN, 2010), pois seu objetivo é investigar empiricamente um fenômeno contemporâneo em seu contexto real. O estudo de caso, por sua vez,  pode assumir diferentes classificações em detrimento de seus propósitos, quantidade de casos e estratégias de coleta e análise de dados. Assim, esta pesquisa propõe-se a trabalhar com estudo de caso descritivo, de caso único, com a utilização de pelo menos três técnicas de coleta de dados (entrevista, observação e documentação), análises comparativas constantes e observação participante. 
Yin (2010) ainda explica que o princípio básico de um estudo de caso descritivo é identificar as múltiplas manifestações do fenômeno e explicá-las de formas diversas, considerando pontos de vista diferentes. Por conseguinte, este tipo de estudo de caso objetiva fornecer respostas a problemas do tipo “o quê” e “como”, conforme sugerem as perguntas de pesquisa a seguir: 
1.    Como um curso formação contínua em Elaboração de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos pode contribuir com o letramento digital de professores de inglês em serviço?
1.1. Qual é o nível de letramento digital dos professores antes do início do curso?
1.2. Que tipo curso está sendo oferecido?
1.3. Qual é o nível de letramento digital dos professores ao término do curso?
1.4. Quais mudanças podem ser evidenciadas ao término do curso? 

O contexto, a base para coleta de dados e os sujeitos de pesquisa.

Com base no objetivo principal desta pesquisa, temos o seguinte:

COLETA DE DADOS

Curso: Elaboração de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos

CONTEXTO

CEETEPS - Instituição Pública de Ensino

FENÔMENO

o letramento digital

PARTICIPANTES

Professores de Inglês - Ensino Técnico/Tecnológico
 




O contexto.

O Centro Estadual Tecnológico Paula Souza (CEETEPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, responsável pela administração de 210 Escolas Técnicas (ETEC) e 55 Faculdades de Tecnologia (FATEC),  oferecendo ensino gratuito a mais de 280 mil alunos em todo Estado. As ETEC oferecem o ensino técnico integrado ao médio com duração de três anos e o ensino médio técnico com duração de um ano meio. As FATEC oferecem ensino superior tecnológico com duração de três anos. Em relação a ensino da língua inglesa, as ETEC oferecem um semestre de curso, totalizando 40 horas-aula e as FATEC seis semestres, totalizando 240 horas-aula.

 

A base para coleta de dados.

O curso Elaboração de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos[5] está sendo subsidiado pelo Centro Paula Souza, com verba do Governo do Estado. Em sua fase de planejamento e elaboração, ele tem como objetivo principal promover o letramento de digital dos professores de língua inglesa das ETEC e FATEC por meio da utilização de recursos tecnológicos para elaboração de material didático em língua inglesa. Trata-se de um curso gratuito que será oferecido totalmente online, em ambiente Moodle, com uma carga-horária de 40 horas, duração de um semestre, com oferta de duas turmas piloto com 40 alunos cada, com início no 2º semestre de 2013.

Os sujeitos.

Os sujeitos desta pesquisa são os professores de inglês do CEETEPS que possuem um perfil profissional um tanto quanto heterogêneo em virtude da diversidade nas experiências profissionais e acadêmicas. Todavia, os pontos mais convergentes são: todos são concursados na mesma instituição de ensino, graduados em letras, com cursos de especialização e/ou mestrado e/ou doutorado na área de linguística aplicada, com nível médio de conhecimento de inglês é B2, de acordo com os padrões do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (2001).

 

Coleta de dados: procedimentos.

Nesta etapa de planejamento, estão sendo programadas três fases para a coleta de dados: antes, durante e ao término do curso. Por se tratar de um estudo de caso com observação participante[6], esta pesquisa utilizará pelo menos três procedimentos para a coleta de dados: entrevista, observação e documentação, conforme ilustram o esquema abaixo e Quadro 1 – Coleta de Dados – Procedimentos e Objetivos:

DOCUMENTAÇÃO

Através de análise dos documentos do curso: plano de curso, plano de aula, material didático, atividades, avaliação.

OBSERVAÇÃO

Através de nota de campo em num diário eletrônico de pesquisa (blog)

Através de questionário eletrônico

ENTREVISTAS
              




PERGUNTA DE PESQUISA MACRO
1.   Como um curso formação contínua em Elaboração de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos pode contribuir com o letramento digital de professores de inglês em serviço?
Perguntas Complementares
Procedimentos
1.1. Qual é o nível de letramento digital dos professores antes do início do curso?
Entrevistar professores de inglês para compreender o nível de letramento digital antes do início do curso. Período: antes do início do curso.
Entrevistar professores do curso para fazer levantamento de expectativa sobre o curso. Período: antes do início do curso.
1.2. Que tipo curso está sendo oferecido?
Fazer levantamento dos documentos do curso: planejamento de curso e de aula, material didático, avaliações e demais documentos se façam necessários. Período: durante o curso.
Fazer observação de campo: acompanhamento de algumas aulas. Período: durante o curso.
1.3. Qual é o nível de letramento digital dos professores ao término do curso?

1.4. Quais mudanças podem ser evidenciadas ao término do curso?
Entrevistar professores de inglês para compreender o nível de letramento digital ao término do curso. Período: ao término do curso.
Fazer levantamento dos documentos do curso: material referente à avaliação dos professores de inglês, avaliação do curso e documentos de (re)planejamento para o próximo módulo. Período: ao término do curso.
Entrevistar professores do curso para compreender  confrontar levantamento de expectativa. Período: ao término do curso.
Quadro 1 – Coleta de Dados – Objetivos, Procedimentos e Instrumentos

 

Análise de dados – procedimentos.

     Segundo Yin (2010), analisar as evidências de um estudo de caso é uma das etapas mais difíceis na investigação de um fenômeno, pois as estratégias e procedimentos de pesquisa, principalmente durante a elaboração do projeto, encontram-se em fase de definição. Assim, o autor aconselha que o pesquisador inicie seu trabalho com uma estratégia analítica geral que estabeleça prioridades do que deve ser analisado, com base em sólidas proposições teóricas.
     Nesta pesquisa, a proposição teórica tem sido o fio condutor para o planejamento de coleta de dados e para a constituição de estratégias analíticas relevantes. Para tanto, a análise está sendo dividida em quatro fases cronológicas. Cada fase irá gerar um relatório que será analisado de forma comparativa, a fim de que as convergências e divergências constituam um relato final sobre o processo de letramento digital dos professores, conforme segue:
ü Fase 1 - antes do início do curso – nível dos alunos: nesta fase, os dados serão categorizados em três diferentes tipos de dimensões de letramento digital (Cope & Kalantzi, 2000): operacional (conhecimento de uso de recursos), cultural (escolha de recursos em relação ao contexto) e crítica (prática transformadora) para avaliar o nível de conhecimento dos alunos. Isto possibilitará a responder a seguinte pergunta de pesquisa: 1.1. Qual é o nível de letramento digital dos professores antes do início do curso?

ü Fase 2 - durante o curso – tipo de curso: nesta fase, serão utilizados quatro tipos de categorização: 1) três dimensões de letramento (Cope & Kalantzi, 2000) para identificar o nível do curso; 2) framework (Graves, 1996, 2000) para analisar a infraestrutura didático-pedagógica do curso; 3) critérios para avaliação de livro didático (TOMLINSON, 1998, 2003) para avaliar o material do curso; 4) framework (Filatro, 2003, 2008; SALGADO, 2002) para avaliar a infraestrutura didático-pedagógica online. Isto possibilitará a responder a seguinte pergunta de pesquisa: 1.2. Que tipo curso está sendo oferecido?

ü Fase 3 - ao término do curso: o objetivo principal desta fase é analisar o desempenho dos alunos relatórios de frequência, desistência e aproveitamento do curso. Neste primeiro momento, os dados serão categorizados em três diferentes tipos de dimensões de letramento digital (Cope & Kalantzi, 2000): operacional (conhecimento de uso de recursos), cultural (escolha de recursos em relação ao contexto) e crítica (prática transformadora). Isto possibilitará a responder a seguinte pergunta de pesquisa: 1.3. Qual é o nível de letramento digital dos professores ao término do curso?

ü Fase 4 – triangulação de dados: esta fase objetiva fazer a análise dos dados por meio da triangulação dos dados que constituíram as fases 1, 2 e 3, afim de que a pergunta macro de pesquisa seja respondida: Como um curso formação contínua em Elaboração de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos pode contribuir com o letramento digital de professores de inglês em serviço?

Cronograma de Trabalho

          O cronograma a seguir foi elaborado com base no tempo de dedicação do pesquisador de 20h semanais de pesquisa, subsidiadas pelo CEETEPS. Essa carga-horária poderá ser ampliada para 32h, considerando-se possibilidades de afastamento total das atividades na docência.

Atividades de Pesquisa
Datas por ordem de semestre
1º/12
2º/12
1º/13
2º/13
1º/14
2º/14
1º/15
2º/15
1º/16
2º/16
Levantamento de Necessidades do CEETEPS
x









Levantamento Bibliográfico Preliminar
x
X








Revisão Bibliográfica


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Coleta de dados: 1ª fase - antes do curso (piloto)


x







Coleta de dados: 2ª fase - durante o curso (piloto)



x






Coleta de dados: 3ª fase - ao término do curso (piloto)



x






Análise de dados: 1ª fase - antes do curso (piloto)



x






Análise de dados: 2ª fase - durante o curso (piloto)




x





Análise de dados: 3ª fase - ao término do curso (piloto)





x




Análise de dados: 4ª fase - ao término do curso (piloto)





x




Qualificações




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x

x

Cumprimento de créditos – (aula + publicações)


x
x
x
x
x



Redação da tese



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x
x
x
x
x
x
Defesa da tese









x
Quadro 2 – Cronograma de Pesquisa

 

Bibliografia Básica

BAKHTIN, M. A Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BUZATO, Marcelo El Khouri. O letramento eletrônico e o uso do computador no ensino de língua estrangeira: o caso Tereza. In: Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 11., São Paulo, maio 2001.
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Warschauer, M. Technological change and the future of CALL. In S. Fotos & C. Brown, Eds.), New Perspectives on CALL for Second and Foreign Language Classrooms. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.



[1] A equipe de inglês do CEETEPS atualmente conta com a participação de 400 professores de língua inglesa situados em diversas cidades no Estado de São Paulo.
[2] Conceito de internet colaborativa que disponibiliza novas ferramentas para que os usuários com pouco conhecimento em tecnologia possam interagir em ambiente virtual (O'REILLY, 2005).
[3] Para o professor, uma aula melhor seria àquela que pudesse utilizar recursos tecnológicos que melhorassem a visualização de seus materiais, que trouxesse maior velocidade na comunicação, informação e interação, que aumentasse a motivação dos alunos em aprender inglês, entre outros.
[4] Conforme demonstra o cronograma de pesquisa, o levantamento será concluído neste primeiro semestre de 2013 e poderá ser revisado durante as etapas de coleta e análise de dados.
[5] Atualmente,  a equipe de trabalho é composta por: equipe de infraestrutura tecnológica; equipe teórica; e  equipe de design instrucional.
[6] Observação participante, segundo Yin (2010), é caracterizada quando o pesquisador faz parte integrante do grupo em que a pesquisa é realizada. Neste caso, o pesquisador é professor de inglês das FATEC e um dos autores e tutores do curso em foco. A fim de assegurar a validade e credibilidade desta pesquisa, serão utilizados pelos menos três diferentes procedimentos de coleta.

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