Projeto de Doutorado
Linha
de pesquisa: Linguagem, Tecnologia e Educação
Data
de entrada no programa: 1º semestre de 2013
resumo
O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), uma autarquia
do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo ensino médio técnico e
superior tecnológico gratuito, subsidiará, com verba governamental, a oferta de
um curso de elaboração de materiais didáticos em língua inglesa com a
utilização de recursos tecnológicos para cerca de 400 professores de
inglês. A motivação para oferta de um curso como este advém da lacuna existente
na formação de professores em relação ao uso das TICs na educação e da
necessidade do CEETEPS em democratizar o acesso às TICs com o objetivo de
inserir corpo docente e discente na sociedade da informação e nas novas
esferas do letramento digital. A despeito disso, pesquisas na área nos
instigam com os seguintes questionamentos: Como
promover o letramento digital na educação? Como incluir professores e alunos
nesta nova esfera social e iniciar um diálogo como mundo de igual para igual?
Como integrar as TICs na formação do professor de língua inglesa em serviço? A
fim de contribuir com as necessidades educacionais, esta pesquisa tem como
objetivo principal investigar como ocorre o processo de letramento digital dos
professores de inglês do CEETEPS no projeto piloto de curso que será oferecido
no segundo semestre de 2013. Com autorização do CEETEPS, esta pesquisa
disponibilizará seus dados publicamente, a fim de motivar pesquisas na área de
Linguística Aplicada, a formação de professores de inglês e a oferta de cursos
de tal porte a toda rede pública de ensino. Esta pesquisa conta com um quadro
teórico embasado em discussões sobre: o letramento digital e seu uso no
processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; o letramento digital
na formação contínua de professores; em concepções de ensino-aprendizagem e
linguagem sob a perspectiva sócio-histórico-cultural; e, por fim, no design de curso e elaboração de material
didático presencial e online. Em termos metodológicos, esta é uma pesquisa de
cunho interpretativista que utilizará o estudo de caso para observar
diretamente, interpretar e compreender a realidade vivenciada pelos participantes do curso,
privilegiando a adoção de métodos e técnicas da pesquisa qualitativa, sem
contar com a intervenção do pesquisador no referido contexto, conforme
descrição na seção metodologia de pesquisa.
Palavras Chaves: letramento digital, formação contínua de
professores, Tecnologia da Informação e Comunicação.
Introdução
As
Tecnologias da Informação e Comunicação, doravante denominadas TICs, têm criado
espaços para a construção do conhecimento.
A internet, por sua vez, propiciou o acesso à informação, tornando a
comunicação descentralizada, revigorando o potencial de democratização da
educação na esfera pública (Kellner
e Kim, 2010). Embora o acesso às
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possa criar possibilidades de
inserção social, política e cultural, Buzato (2006) e UNESCO (2008) explicam
que a utilização das novas tecnologias não deve ser considerada como simples
uso de ferramentas, mas como uma prática social que poderá mediar o processo de
ensino-aprendizagem de inglês.
O
acesso às TICs possibilitou a constituição de uma nova esfera social: a Geração
Y (TAPSCOTT, 1999; TULGAN, 1997). Uma geração constituída por jovens que estão sempre
conectados, ouvindo música e falando ao telefone ao mesmo tempo e que nasceu em
meio a mudanças tecnológicas aceleradas. Em
contrapartida, temos o professor
que não faz parte deste quadro e que hoje busca integrar o computador em sua
prática profissional com o objetivo de emergir às novas esferas sociais de
letramentos digitais, nas quais as TICs
exercem um papel muito significativo (Buzato, 2006).
Em
virtude disso, deparamos-nos com o desafio de formar profissionais que saibam
fazer uma cisão entre “o velho e o novo,
o real e o virtual, o impresso e o digital, como um processo de entrelaçamentos
entre o que tínhamos e sabíamos e que queremos e precisamos aprender a fazer” (BUZATO,
2006). Pesquisas na área (BUZATO, 2006; UNESCO, 2008; KELLNER e KIM, 2010; Cope e Kalantzi, 2000; entre outros) nos instigam com os seguintes questionamentos: Como promover o letramento
digital na educação? Como incluir professores e alunos nesta nova esfera social
e iniciar um diálogo como mundo de igual para igual? Como integrar as TICs na
formação do professor de língua inglesa em serviço?
Como
coordenadora do Projeto de Língua Inglesa do Centro Estadual Tecnológico Paula
Souza (CEETEPS) e usuária de tecnologias educacionais há mais de dez anos,
tenho procurado incluir a equipe de língua inglesa nesta nova esfera social.
Desde 2008, interajo com a equipe de inglês[1] em
ambiente virtual de aprendizagem e, consequentemente, utilizo diversas
ferramentas da WEB 2.0[2] para mediar nossas interações diárias. Durante as
interações, os professores demonstram frequente interesse em conhecer mais
sobre o uso da tecnologia no ensino do inglês, uma vez que a comunicação
on-line tem contribuído de forma muito significativa para o andamento das
atividades do projeto da instituição.
Com
base neste interesse, procurei compreender mais detalhadamente as necessidades
de uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa do
CEETEPS (HUTCHINSON & WATERS,1987). Para tanto, elaborei dois tipos de
questionários eletrônicos de pesquisa: um para os professores de inglês e outro
para os alunos de diversos cursos de tecnologia. O questionário dos professores
objetivou buscar subsídios para compreender o nível de letramento digital dos
participantes, a necessidade de uso da tecnologia no processo de ensino da
língua inglesa, e, por fim, a necessidade de oferta de um curso de formação
contínua em tecnologia de informação e comunicação. O questionário dos alunos,
por sua vez, buscou compreender a necessidade dos alunos em relação ao uso da
tecnologia no processo de aprendizagem.
Os resultados foram muito relevantes e
evidenciaram que o uso da tecnologia pode ser um diferencial no processo de
ensino-aprendizagem do inglês no CEETEPS e que a equipe de professores
necessita de uma curso de formação contínua que possa promover o letramento
digital. Quarenta e sete por cento dos professores de inglês já fez algum curso
de ligado às novas tecnologias, todavia, 42% destes nunca aplicou o que
aprendeu devido a dificuldades diversas, que se resumem em dois pontos cruciais:
como utilizar o recurso e como transformar o recurso em atividades que possam
promover o ensino da língua inglesa. Noventa
por cento dos professores declarou usar algum tipo de recurso tecnológico para
elaborar material didático, pois acreditam que a tecnologia é uma ferramenta
que pode tornar as aulas melhores[3]. Além
disso, 100% dos participantes declarou estar à disposição para fazer um curso
gratuito que possa aliar tecnologia ao ensino da língua inglesa.
Assim
como os professores, 83% dos alunos também evidenciou a importância do uso da
tecnologia no processo de aprendizagem da língua inglesa, declarando que busca,
por iniciativa própria, aprimorar os conhecimentos da língua por meio de
recursos tecnológicos disponíveis na internet. Sendo estes recursos utilizados
para desenvolver a habilidade de leitura em 75% das respostas, seguidas pelas
habilidades escrita com 70%, audição com 60% e fala com 17%.
Ao
apresentar os resultados da pesquisa à Superintendência do Centro Paula Souza,
evidenciou-se não somente a necessidade de oferecer gratuitamente um curso que
possa promover o letramento digital dos professores de inglês do CEETEPS, mas
também a possibilidade de estender tal proposta a todos professores de inglês
da Rede Pública de Ensino. Assim, o CEETEPS, como centro tecnológico, assume o
compromisso de subsidiar, com verba do Governo do Estado, o curso formação
contínua Elaboração de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos
Tecnológicos. Em sua fase piloto, o curso oferecerá duas turmas com 40
vagas cada, com início programado para o segundo semestre de 2013, momento em
que os dados desta pesquisa serão coletados.
Motivada
pelas necessidades de promoção do letramento digital na formação contínua de
professores de língua inglesa (BUZATO, 2006; UNESCO,
2008; KELLNER e KIM, 2010; Cope e
Kalantzi, 2000; entre outros) e
pela necessidade de contribuir com a avaliação do projeto piloto de curso, esta
pesquisa objetiva investigar como
ocorrerá o processo de letramento digital
dos professores de inglês do CEETEPS no curso Elaboração de Materiais Didáticos
em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos. Para tanto, esta pesquisa
buscará responder as seguintes perguntas de pesquisa:
1.
Como um curso formação contínua em Elaboração de
Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos pode
contribuir com o letramento digital de professores de inglês em serviço?
1.1.
Qual é o nível de letramento digital dos professores
antes do início do curso?
1.2.
Que tipo curso está sendo oferecido?
1.3.
Qual é o nível de letramento digital dos professores ao
término do curso?
1.4.
Quais mudanças podem ser evidenciadas ao término do
curso?
Fundamentação Teórica
O quadro teórico desta pesquisa
foi elaborado com base em um levantamento bibliográfico preliminar[4], realizado durante o
ano de 2012, que procurou reunir discussões que possam contribuir com as
investigações sobre como ocorrerá o processo de letramento digital dos
professores de inglês do CEETEPS, no curso Elaboração
de Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos. Além
disso, é importante ressaltar que a definição do tipo de pesquisa e metodologia
de trabalho influenciaram diretamente na escolha das teorias que vão ancorar
este trabalho.
Partindo do princípio que o tema
central desta pesquisa é o letramento digital em uma situação de
ensino-aprendizagem, as teorias de base desta pesquisa estão embasadas em
discussões sobre: 1) definições sobre o letramento digital e seu uso processo
de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; 2) o letramento digital na formação contínua de professores; 3)
concepções de ensino-aprendizagem e linguagem sob a perspectiva
sócio-histórico-cultural; e, por fim, 4) o design
de curso e elaboração de material didático presencial e a distância.
O Letramento digital -
definições e o ensino de línguas estrangeiras.
A apresentação de uma clara definição sobre o que esta pesquisa entende
por letramento digital é essencial para o início das investigações sobre o
nível de letramento digital dos professores (IBISA, 2012; CETEF, 2012; EUROPEAN
COMMISSION, 2012) que vão participar do projeto piloto e o tipo de curso que
está sendo oferecido. Neste trabalho, o letramento
digital será compreendido como uma possibilidade de inclusão e transformação
social, pois o professor terá a oportunidade de compor as novas esferas sociais
do letramento digital, contando com o auxílio das TICs em sua formação
contínua.
Os trabalhos dos seguintes autores são de extrema relevância para esta
pesquisa: Buzato (2001, 2006, 2007),
Coscarelli
& Ribeiro (2005), que trazem
discussões sobre o conceito de letramento digital; Tapscott (1999) que discute
o letramento como uma nova prática de aprendizagem; Lévy (1993, 1999, 2000) que
traz discussões sobre o letramento digital como uma nova cultura de informação,
conhecimento e inteligência; Cope & Kalantzi (2000) que discute a
promoção do letramento digital em três diferentes dimensões: a operacional
(aprender a usar recursos), a cultural (escolha de recursos em relação ao
contexto) e a crítica (prática transformadora). No tocante ao ensino de
línguas estrangeiras, Warschauer (1996,
1997, 2004) e Kern & Warschauer (2000) que contribuirá com discussões sobre
os conceitos de aprendizagem de línguas mediada por computador (CALL -
Computer-Assisted Language Learning) e tecnologia na aprendizagem de línguas
estrangeiras.
O letramento digital na formação contínua de
professores.
O letramento digital na formação contínua de
professores abordará três aspectos essenciais para esta pesquisa: 1) a lacuna
do letramento digital na formação de professores; 2) o uso da tecnologia na
formação de cidadãos e suas competências; e 3) o uso da tecnologia como prática
transformadora. Para tanto, os
trabalhos dos seguintes autores são de extrema relevância para esta pesquisa: UNESCO (2008) que
discute a importância do letramento digital na prática docente, as lacunas na
formação, as necessidades e as políticas de formação; Perrenoud (2000) que apresenta as dez competências essenciais
que os professores precisam desenvolver para ensinar nesta nova era, com foco
na oitava competência: a utilização de novas tecnologias; Coscarelli (2005) que discute a resistência que os
educadores têm na utilização do computador como ferramenta realização de suas
atividades; Buzato (2001, 2006, 2007),
Kellner e Kim (2010), Lankshear & Snyder (2000) com discussões sobre o
auxílio das TICs na formação contínua de professores.
A
perspectiva sócio-histórico-cultural no processo de ensino-aprendizagem.
Com base nos trabalhos de Vygotsky
(1930/1999; 1934/1998) será possível compreender as relações de
ensino-aprendizagem propostas pelo curso de Elaboração de Materiais Didáticos
em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos, contexto base para a
coleta de dados, que tem como principal objetivo promover conhecimento
científico acerca do uso das novas tecnologias. O papel do professor enquanto
mediador também exerce grande influência em todo processo, pois em curso de
formação a distância, as interações entre os participantes raramente serão
feitas face a face. A construção negociada de sentidos deverá considerar essa nova esfera
social de interação que utilizará o computador como principal ferramenta de
mediação entre os participantes.
A linguagem, por
sua vez, também
exerce papel de extrema relevância, pois a prática
discursiva do curso se constituirá em ambiente virtual, que propiciará diferentes tipos de
interações, apropriação de novos discursos, e, consequentemente, novas formas
de agir. Neste cenário, os trabalhos de Bakhtin (1992; 1999) auxiliará na compreensão da
construção de prática
discursiva, socialmente e historicamente constituída; e Salgado
(2002), Palloff e Pratt (2001) a respeito da linguagem na
elaboração de um material para ensino a distância.
O Curso: design e material didático oferecido.
Buscar uma compreensão sobre o
tipo de curso que está sendo oferecido, ou seja, compreender a dinâmica que
permeará o processo de ensino-aprendizagem dos professores de inglês, os
objetivos estabelecidos pelo curso e as formas de avaliação, é outro aspecto de
muita relevância para que o objetivo desta pesquisa seja atingido. Para tanto, este trabalho contará
com a experiência de autores que trabalham com: 1) design de curso de línguas na modalidade presencial; 2) elaboração
de materiais didáticos de línguas na modalidade presencial; 3) elaboração de
materiais didáticos em geral na modalidade a distância.
Os trabalhos dos
seguintes autores são de extrema relevância para esta pesquisa: Graves (1996,
2000), com sua experiência em design de curso presencial poderá trazer
compreensões acerca da estrutura/framework do curso proposto. Tomlinson (1998,
2003) com questões que envolvem princípios e procedimentos para
desenvolvimento, escrita, avaliação e adaptação de material didático
presencial; Filatro (2003, 2008) e Salgado (2002) com suas discussões sobre as
dificuldades em planejar, desenvolver e implantar cursos voltados
especificamente para o aprendizado eletrônico, uma vez que as competências
exigidas pelo modelo presencial são diferentes das exigidas pelo meio virtual;
O'Reilly (2005) enquanto criador do conceito de WEB 2.0, uma plataforma
dinâmica e de uso colaborativo que propiciou a criação de vários recursos
tecnológicos, será utilizado com base das ferramentas tecnológicas utilizadas.
Metodologia de Pesquisa.
Nesta seção discuto a metodologia utilizada para a realização desta
pesquisa, descrevo o contexto de pesquisa, os procedimentos para coleta e
análise de dados.
Tipo de pesquisa.
Este é um
trabalho de cunho interpretativista (ERICKSON, 1986; CUMMING, 1994; YIN, 2010),
pois seu enfoque reside na observação direta, interpretação e compreensão de como ocorrerá o processo de letramento digital dos
professores de inglês do Centro Estadual de Educação Tecnológica
Paula Souza (CEETEPS) no curso formação contínua Elaboração de Materiais Didáticos
em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos. Além disso, esse tipo de pesquisa privilegia a adoção de métodos e
técnicas de pesquisa qualitativa em detrimento de quantitativa, sem contar com
a intervenção do pesquisador no contexto.
Com base não
somente nos objetivos de pesquisa, mas também em todo contexto que envolve o
desenvolvimento deste trabalho, a metodologia escolhida foi o estudo de caso
(YIN, 2010), pois seu objetivo é investigar empiricamente um fenômeno
contemporâneo em seu contexto real. O estudo de caso, por sua vez, pode assumir diferentes classificações em
detrimento de seus propósitos, quantidade de casos e estratégias de coleta e
análise de dados. Assim, esta pesquisa propõe-se a trabalhar com estudo de caso
descritivo, de caso único, com a utilização de pelo menos três técnicas de
coleta de dados (entrevista, observação e documentação), análises comparativas
constantes e observação participante.
Yin (2010)
ainda explica que o princípio básico de um estudo de caso descritivo é
identificar as múltiplas manifestações do fenômeno e explicá-las de formas
diversas, considerando pontos de vista diferentes. Por conseguinte, este tipo
de estudo de caso objetiva fornecer respostas a problemas do tipo “o quê” e “como”, conforme sugerem as perguntas de pesquisa a seguir:
1.
Como um curso formação contínua em Elaboração de
Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos pode
contribuir com o letramento digital de professores de inglês em serviço?
1.1. Qual é o nível de letramento digital dos professores
antes do início do curso?
1.2. Que tipo curso está sendo oferecido?
1.3. Qual é o nível de letramento digital dos professores ao
término do curso?
1.4. Quais mudanças podem ser evidenciadas ao término do
curso?
O contexto, a base para coleta de dados e os sujeitos de pesquisa.
Com base no objetivo
principal desta pesquisa, temos o seguinte:
COLETA DE DADOS
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Curso: Elaboração de Materiais Didáticos em Língua
Inglesa com Recursos Tecnológicos
|
CONTEXTO
|
CEETEPS - Instituição Pública de Ensino
|
FENÔMENO
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o letramento digital
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PARTICIPANTES
|
Professores de Inglês - Ensino Técnico/Tecnológico
|
O contexto.
O Centro Estadual
Tecnológico Paula Souza (CEETEPS) é uma
autarquia do Governo do Estado de São Paulo, responsável pela administração de
210 Escolas Técnicas (ETEC) e 55 Faculdades de Tecnologia (FATEC), oferecendo ensino gratuito a mais de 280 mil
alunos em todo Estado. As ETEC oferecem o ensino técnico integrado ao médio com
duração de três anos e o ensino médio técnico com duração de um ano meio. As
FATEC oferecem ensino superior tecnológico com duração de três anos. Em relação
a ensino da língua inglesa, as ETEC oferecem um semestre de curso, totalizando
40 horas-aula e as FATEC seis semestres, totalizando 240 horas-aula.
A base para coleta de dados.
O curso Elaboração de Materiais Didáticos em Língua
Inglesa com Recursos Tecnológicos[5]
está sendo subsidiado pelo Centro Paula Souza, com verba do Governo do Estado.
Em sua fase de planejamento e elaboração, ele tem como objetivo principal
promover o letramento de digital dos professores de língua inglesa das ETEC e
FATEC por meio da utilização de recursos
tecnológicos para elaboração de material didático em língua inglesa. Trata-se
de um curso gratuito que será oferecido totalmente online, em ambiente Moodle,
com uma carga-horária de 40 horas, duração de um semestre, com oferta de
duas turmas piloto com 40 alunos cada, com início no 2º semestre de 2013.
Os sujeitos.
Os sujeitos desta
pesquisa são os professores de inglês do CEETEPS que possuem um perfil
profissional um tanto quanto heterogêneo em virtude da diversidade nas
experiências profissionais e acadêmicas. Todavia, os pontos mais convergentes
são: todos são concursados na mesma instituição de ensino, graduados em letras,
com cursos de especialização e/ou mestrado e/ou doutorado na área de
linguística aplicada, com nível médio de conhecimento de inglês é B2, de acordo
com os padrões do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (2001).
Coleta de dados: procedimentos.
Nesta etapa de planejamento, estão
sendo programadas três fases para a coleta de dados: antes, durante e ao
término do curso. Por se tratar de um estudo de caso
com observação participante[6], esta pesquisa utilizará pelo menos três
procedimentos para a coleta de dados: entrevista, observação e documentação,
conforme ilustram o esquema abaixo e Quadro 1 – Coleta de Dados – Procedimentos e Objetivos:
DOCUMENTAÇÃO
|
Através de análise dos documentos do curso: plano de curso, plano
de aula, material didático, atividades, avaliação.
|
OBSERVAÇÃO
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Através de nota de campo em num diário eletrônico de pesquisa (blog)
|
Através de questionário eletrônico
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ENTREVISTAS
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PERGUNTA DE PESQUISA MACRO
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1.
Como um curso formação contínua em Elaboração de
Materiais Didáticos em Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos pode
contribuir com o letramento digital de professores de inglês em serviço?
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Perguntas Complementares
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Procedimentos
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1.1. Qual é o nível de
letramento digital dos professores antes do início do curso?
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Entrevistar
professores de inglês para compreender o nível de letramento digital antes do
início do curso. Período: antes do
início do curso.
Entrevistar
professores do curso para fazer levantamento de expectativa sobre o curso. Período: antes do início do curso.
|
1.2. Que tipo curso está sendo oferecido?
|
Fazer levantamento dos documentos do curso: planejamento de curso e de aula, material
didático, avaliações e demais documentos se façam necessários. Período: durante o curso.
Fazer observação de campo: acompanhamento de algumas aulas. Período: durante o curso.
|
1.3. Qual é o nível de letramento digital dos
professores ao término do curso?
1.4. Quais mudanças podem ser evidenciadas ao término
do curso?
|
Entrevistar professores de inglês para compreender o nível de
letramento digital ao término do curso. Período:
ao término do curso.
Fazer levantamento dos
documentos do curso: material referente à avaliação
dos professores de inglês, avaliação do curso e documentos de
(re)planejamento para o próximo módulo. Período:
ao término do curso.
Entrevistar professores do curso para compreender confrontar levantamento de expectativa. Período: ao término do curso.
|
Quadro 1 – Coleta de Dados – Objetivos, Procedimentos e
Instrumentos
Análise de dados – procedimentos.
Segundo
Yin (2010), analisar as evidências de um estudo de caso é uma das etapas mais
difíceis na investigação de um fenômeno, pois as estratégias e procedimentos de
pesquisa, principalmente durante a elaboração do projeto, encontram-se em fase
de definição. Assim, o autor aconselha que o pesquisador inicie seu trabalho
com uma estratégia analítica geral que estabeleça prioridades do que deve ser
analisado, com base em sólidas proposições teóricas.
Nesta pesquisa,
a proposição teórica tem sido o fio condutor para o planejamento de coleta de
dados e para a constituição de estratégias analíticas relevantes. Para tanto, a
análise está sendo dividida em quatro fases cronológicas. Cada fase irá gerar
um relatório que será analisado de forma comparativa,
a fim de que as convergências e divergências constituam um relato final sobre o
processo de letramento digital dos professores, conforme segue:
ü Fase 1 - antes do início do curso – nível dos alunos: nesta fase, os dados serão
categorizados em três diferentes tipos de dimensões de letramento digital (Cope & Kalantzi, 2000): operacional
(conhecimento de uso de recursos), cultural (escolha de recursos em relação ao
contexto) e crítica (prática transformadora) para avaliar o nível de conhecimento dos alunos. Isto possibilitará a
responder a seguinte pergunta de pesquisa:
1.1. Qual é o nível de letramento digital dos professores antes do início do
curso?
ü Fase 2 - durante o curso – tipo de curso: nesta fase, serão
utilizados quatro tipos de categorização: 1)
três dimensões de letramento (Cope &
Kalantzi, 2000) para identificar o nível do curso; 2) framework (Graves, 1996, 2000) para analisar a
infraestrutura didático-pedagógica do curso; 3) critérios para avaliação de
livro didático (TOMLINSON, 1998, 2003) para
avaliar o material do curso; 4)
framework (Filatro, 2003, 2008; SALGADO,
2002) para avaliar a infraestrutura didático-pedagógica online. Isto
possibilitará a responder a seguinte pergunta de pesquisa: 1.2. Que tipo curso está sendo oferecido?
ü
Fase 3 - ao término do
curso: o objetivo principal desta fase é
analisar o desempenho dos alunos relatórios de frequência, desistência e
aproveitamento do curso. Neste primeiro momento, os dados serão categorizados
em três diferentes tipos de dimensões de letramento digital (Cope & Kalantzi, 2000): operacional (conhecimento
de uso de recursos), cultural (escolha de recursos em relação ao contexto) e
crítica (prática transformadora). Isto possibilitará a responder a seguinte
pergunta de pesquisa: 1.3. Qual é o
nível de letramento digital dos professores ao término do curso?
ü
Fase 4 – triangulação de
dados: esta
fase objetiva fazer a análise dos dados por meio da triangulação dos dados que
constituíram as fases 1, 2 e 3, afim de que a pergunta macro de pesquisa seja
respondida: Como um curso formação contínua em Elaboração de Materiais Didáticos em
Língua Inglesa com Recursos Tecnológicos pode contribuir com o letramento
digital de professores de inglês em serviço?
Cronograma de
Trabalho
O
cronograma a seguir foi elaborado com base no tempo de dedicação do pesquisador
de 20h semanais de pesquisa, subsidiadas pelo CEETEPS. Essa carga-horária
poderá ser ampliada para 32h, considerando-se possibilidades de afastamento
total das atividades na docência.
Atividades de
Pesquisa
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Datas por ordem de semestre
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1º/12
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2º/12
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1º/13
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2º/13
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1º/14
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2º/14
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1º/15
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2º/15
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1º/16
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2º/16
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Levantamento de Necessidades do CEETEPS
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x
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Levantamento Bibliográfico Preliminar
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X
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Revisão Bibliográfica
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Coleta de dados: 1ª fase - antes do curso (piloto)
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x
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Coleta de dados: 2ª fase - durante o curso (piloto)
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x
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Coleta de dados: 3ª fase - ao término do curso (piloto)
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x
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Análise de dados: 1ª fase - antes do curso (piloto)
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x
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Análise de dados: 2ª fase - durante o curso (piloto)
|
x
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Análise de dados: 3ª fase - ao término do curso (piloto)
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x
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Análise de dados: 4ª fase - ao término do curso (piloto)
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x
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Qualificações
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x
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x
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Cumprimento de créditos – (aula + publicações)
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x
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x
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x
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x
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x
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Redação da tese
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x
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x
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x
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x
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x
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x
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x
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Defesa da tese
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x
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Quadro 2 – Cronograma de Pesquisa
Bibliografia Básica
BAKHTIN, M. A Estética da Criação Verbal. São
Paulo: Martins Fontes, 1992.
BUZATO, Marcelo El Khouri. O letramento eletrônico e o uso do computador no
ensino de língua estrangeira: o caso Tereza. In:
Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 11., São Paulo, maio 2001.
_________________________. Letramentos
digitais e formação de professores. In: Congresso Ibero-Americano
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_________________________. Letramentos
Multimodais Críticos: contornos e possibilidades. In: Revista Crop, dezembro
de 2007.
__________________________.
Letramento digital abre portas para o
conhecimento. EducaRede. Entrevista por Olivia
Rangel Joffily. 23/01/2003.
CETEF
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[1] A equipe de inglês do CEETEPS atualmente conta com a
participação de 400 professores de língua inglesa situados em diversas cidades
no Estado de São Paulo.
[2] Conceito de internet colaborativa que disponibiliza
novas ferramentas para que os usuários com pouco conhecimento em tecnologia
possam interagir em ambiente virtual (O'REILLY, 2005).
[3] Para o professor, uma aula melhor seria àquela que
pudesse utilizar recursos tecnológicos que melhorassem a visualização de seus
materiais, que trouxesse maior velocidade
na comunicação, informação e interação, que aumentasse a motivação dos alunos
em aprender inglês, entre outros.
[4] Conforme
demonstra o cronograma de pesquisa, o levantamento será concluído neste
primeiro semestre de 2013 e poderá ser revisado durante as etapas de coleta e
análise de dados.
[5] Atualmente, a equipe de trabalho é composta por: equipe
de infraestrutura tecnológica; equipe teórica; e equipe de design instrucional.
[6] Observação participante, segundo
Yin (2010), é caracterizada quando o pesquisador faz parte integrante do grupo
em que a pesquisa é realizada. Neste caso, o pesquisador é professor de inglês
das FATEC e um dos autores e tutores do curso em foco. A fim de assegurar a
validade e credibilidade desta pesquisa, serão utilizados pelos menos três
diferentes procedimentos de coleta.
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